terça-feira, 11 de agosto de 2009

Na Estação da Vida - Primeira Parte


Decidi observar a história, o modo de vida das pessoas que convivem com a rotina de ter o trem como meio de transporte, obrigatóriamente ou não, todos, ou ao menos a maioria dos dias de suas vidas.

Já que eu também era obrigada a conviver com essa rotina de segunda a sexta-feira durante o período que cursei faculdade.

Descobri o quanto é interessante observar cada pessoa, pois cada uma tem suas expectativas de vida, mas a maioria pelo menos, estão conformadas com a rotina desta viagem que carrega na verdade, uma grande família de desconhecidos.

Obs. Este documentário foi feito nas linhas D da CPTM sentido Luz/Rio Grande da Serra.

Em um dia frio, véspera de feriado, mais uma viagem com aproximadamente 40 minutos dentro deste meio de transporte considerado, para muitos, eficiente.

A viagem começa (ou termina), no caso, pois já são 22h45, com pessoas anciosas para entrar e com certeza se sentarem, por isso mesmo será uma entrada disputada.

Após a chegada do tão esperado trem, pessoas se aglomeram na porta, esperando que ela se abra, porém desta vez, entraram calmamente.

Algumas pessoas conversavam, outras liam, outras falavam ao celular, outras dormiam. Na estação seguinte, mais gente, esses, desafortunados pois como não havia mais lugares, prosseguiram para seus destinos de pé mesmo.

"Agarradas" aos ferros para se segurarem, algumas prestam atenção a conversa alheia, o que acho até necessário, ajuda a passar o tempo.

A cada estação, nosso veículo de transporte enche cada vez mais. A maioria talvez seja de estudantes devido o horário, outros vindo do serviço, outros não se sabe de onde, mas o que todos tem em comum é a expressão de sono e/ou cansaço.

Hoje especificamente o comércio no trem está com pouco movimento, isso para muitos era desanimador, devido já estarem acostumados a saciar a fome com guloseimas vendidas com muitas variedades, normalmente todos os dias.

No decorrer da viagem, as pessoas iam descendo, o vagão esvaziando e alguns que estavam de pé, aliviados, sentando-se no lugar de quem saiu.

Termina minha jornada de hoje, apenas mais um dia, pois sei que no outro dia a rotina será praticamente a mesma.

Continua...

30 comentários:

Wellington disse...

Que delícia de viagem, muito bem descrita!!! Adorei viajar de trem com vc no seu blog!!! =) Parabéns!!! Nunca andei de trem! XP Pode? huahuahua Grande abraço!!!

http://neowellblog.wordpress.com

Marcus disse...

tem dia que eu fico reparando oque as pessoas estão fazendo igual você... é legal! kkk

Kelly Christi disse...

Ah querida, chega uma hora em que cansa pegar trem, a gente ve muita cosia engraçada, outras bizarraas, e ali se mistura tudo o cansaço fisico e etc... é ocmo carregar a cidade nos pés, com diz uma musica do capital...rsrs

ps.: na linha D sempre há rumores, é a linha que eu mais pego...rs
bjitos

Animesubers disse...

A única vez que andei de trem foi em minha imaginação nos livros do Harry Potter.

Tenho curiosidade de andar, mas não assim, aglomerado e tal, queria fazer uma viagem no interior da Alemanha dizem que é lindo de trem.

Gostei do seu blog vou te seguir.

Um grande abraço e tudo de bom.

Guto :D disse...

leeegal :)

se bem que nunca andei de trem D=

adenilson disse...

vccaramba visitei seu blog pelo nome e achei um conteudo quase q totalmente diferente do q eu imaginei kkkkkkkkkkk
gostei mto textualidade..envolvimento...senitmento....li e nem percebi q tinha lido tdo kkkkkkkk
xD~
abraços
prazer em vir aki
gostei e voltarei...
se permitir tbm seguirei...
grande abraço e ta convidad a vir no
www.bocadekabide.blogspot.com

Anônimo disse...

Você além d elinda tem uma inspiração magnífica, dona de plavras marcantes, textos gostosos de ler, apreciei com muita atenção tudo que escreveu.


BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net
www.twitter.com/blogdorubinho

Filhas da PUC disse...

Tu anda de trem todos os dias! Ficar observando o que os outros fazem dentro de um transporte público é interessante, mesmo. Ajuda a passar o tempo.
Logo no início do século XIX, quando houve a modernização da sociedade, um dos grandes espantos para as pessoas que andavam pela primeira vez em um bonde era ter que ficar em contato com pessoas desconhecidas e não se comunicar com elas. Engraçado, né?
Adorei o blog, muito boa a tua descrição.

Filhas da PUC
www.filhasdapuc.com

Unknown disse...

se pararmos para observa as coisas ao redor...descobriremos varias coisas...a maneira das pessoas...oke fazem...

Ana disse...

Realmente o trem é um bom lugar para se observar, adoro fazer isso. Seu jeito de escrever nos leva até o local, gostei...
Obrigada pela visita, e pela dica.

Parabéns pelo blog.

Inez disse...

òtimo texto, me vi nele.
Morando do ABC e trabalhando em São Paulo, o meio de transporte que eu usava era o trem, ficava sempre observando as pessoas.
Eu achava muito interessante observar o que acontecia a minha volta, pessoas de todo tipo, com historias diferentes, contando suas aventuras e desventuras.

Luis Sapir disse...

Deve ser uma delícia andar nesse trem

WolfY! disse...

Observar é um começo de um bom texto...cronica...qm sabe um livro!

seja num trem...num aviao...num disco voador...hehehe!

Parabens pelo blog!

http://loucurawolfy.blogspot.com

Claudia disse...

Querida seu texto me fez viajar nesse trem... Houve momentos que consegui "ver" certas passagem. Parabéns!

Marilis Dutra disse...

Muito bom seu post
adorei o blog
vou add
=)

Anônimo disse...

Acho muito legal trem, pena que na minha regiao nao tem! Achei bacana como descreveu a viagem... só faltou alguma coisa.. eu nao sei.. achei q ia ter um caso especifico huaahahah
aqui.. tem umas palavras faltando no texto, depois vc da uma olhada!
beijos
byy

Tolerância Zero disse...

mpre quis viajar de trem, mas o da EFVM a galera fica cheia de minério, brilhando que nem um ET... sobre ouvri conversa alheia..isso é mais que comum dentro dos ônibus.. vc acha lotado..tem que pegar buzão aqui em horário d epico!

Marcelo A. disse...

O problema dos transportes coletivos, como o trem, é a falta de segurança e conforto. Aqui na minha cidade, a gente tinha um, mas o governo achou mais interessante desativa-lo para a construção de uma nova linha de metrô, que até hoje não saiu do papel - e duvido que saia!

Gillianne Vicente disse...

Que pessoa sensível e interessada, texto gostoso!
Quando fazia faculdade também andava de trem, uma estação apenas, mas infernal, não sinto a menor saudade.
bjs

Plugado disse...

Eu viagei de trem a muito tempo quando era bem pequeno.. mas.. acho que deve ser muito bom quando é para lazer .. pq para trampa e estudar deve ser um jornada dificil.

visite quando puder.
http://www.fiqueplugado.com/

JuANiTo disse...

A viagem parecem ser monotonas, mas acbe a gente fazer arrumar algo pra ajudar passar o tempo, seja um livro ou um mp3player, ou até msm uma radinho am/fm.
Uma critica ao blog: fazer a revisão Ortográfica após escrever.
Abraço

Net Esportes disse...

eu nunca precisei usar trem no dia a dia, mas pelo que vi parece ser uma rotina tão difícil quanto a de andar de ônibus .... muito sofrimento.

Naya Rangel disse...

Sabe ... nunca andei de trem! A viagem foi tão bem descrita, com detalhes tão minuciosos que fiquei com vontade de ir para uma estação!

Parabéns pelo Blog!

Unknown disse...

Pow Eu viajei Na sua historia...rsrs


Gosteiiii dimaissssssssssssss...


Que legal E criativo

Sucesso sempre

Bjaooo
http://puroqi.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi. Gostei do post e do blog.
Nunca andei de trem (rsrs), mas analisando (de fora) essas pessoas que só têm o trem como transporte, deve ser um tanto desgastante. Mas tbm elas já devem estar até acostumadas. rs
Muito bem descrita mesmo a viagem.

Bjsssssss

Lucas Alsil disse...

aoskaosk, essa gosta de detalhes, kspasak

eu tbm

Anônimo disse...

Acredito que de tudo o pior é ficar em pé depois de um dia de trabalho cansado...
Mas como está sempre cheio, isso é praticamente impossível né?

BjOs^^

Wellington disse...

Li sua postagem anterior a esta! Amigos de verdade são difíceis de te trair, te magoar! O importante é haver clareza, mutualidade na educação, empenho no querer bem de um com o outro, de não se manter afastados inclusive!

^^ Um post bem interessante de se começar a escrever no blog, pois vc esta escrevendo para seus futuros amigos e fãs virtuais!

=)

Abraços!

http://neowellblog.wordpress.com/

Zoiandu disse...

É meio tedioso no decorrer do tempo porque o caminho é o mesmo, a rotina não muda.

NescauZin disse...

Legal, retratar seu chato e rotineiro dia a dia xD, vespera de algo é um dia antes do feriado? pq vc disse que o próximo dia seria o mesmo dia de rotina, bom ñ sei mas ta legal.

www.allersonblogger.blogspot.com
humor, tiras, diversão